Mortalidade
Notas Técnicas

Origem dos dados

Atualização dos dados

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Download dos arquivos

Outras formas de obtenção de informações


Origem dos dados

Os dados disponíveis são oriundos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), sistema este gerido pelo Departamento de Análise de Situação de Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

As Secretarias de Saúde coletam as Declarações de Óbitos dos cartórios e entram, no SIM, as informações nelas contidas. Uma das informações primordiais é a causa básica de óbito, a qual é codificada a partir do declarado pelo médico atestante, segundo regras estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.

A partir de 1996, as declarações de óbito passaram a ser codificadas utilizando-se a 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças - CID-10. Até então, era utilizada a 9ª Revisão - CID-9. Devido às diferenças entre as revisões, não foi possível gerar uma lista que as compatibilizasse.

Voltar ao início


Atualização dos dados

De uma maneira geral, as Secretarias Estaduais de Saúde enviam, quando consideram a coleta completa, a sua Base de Dados para o Ministério da Saúde. Este só pode considerar a Base Nacional completa quando todas as UF enviaram seus dados. A partir daí, é feita a consolidação, inclusive com a redistribuição dos óbitos pelo local de residência, a qual é a forma tradicional de apresentar os dados de Mortalidade. Eventualmente, são feitas algumas correções nas informações, principalmente quanto ao cruzamento de causa de óbito por sexo e idade. É emitido, então, o Anuário Estatístico de Mortalidade.

No entanto, algumas incorreções são detectadas após a publicação do Anuário, assim como novos dados são enviados pelas Secretarias Estaduais. Por este motivo, as informações obtidas pela Internet ou através do CD-ROM de Mortalidade não mais conferem com as publicadas, que ficam, então, desatualizadas.

Voltar ao início


Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

O Sistema de Informações de Mortalidade coleta aproximadamente 40 variáveis das declarações de óbito, sendo várias delas específicas para óbitos fetais e de menores de 1 ano.

Através da Internet, o DATASUS disponibiliza as principais informações para tabulação sobre as Bases de Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM):

Óbitos por residência

Número de óbitos ocorridos, contados segundo o local de residência do falecido.

Óbitos por ocorrência

Número de óbitos ocorridos, contados segundo o local de ocorrência do óbito.

Ano do Óbito

Ano de ocorrência do óbito. Estão disponíveis os dados a partir de 1979.

Capítulo CID 10, Capítulo CID 9, Causa CID BR 10, Causa CID BR 9, Causas evitáveis, Causas maternas

Causa do óbito, segundo a Classificação Internacional de Doenças.

Até 1995, inclusive, era utilizada a CID-9 - 9ª Revisão da Classificação. A partir de 1996, passou-se a utilizar a CID-10 - 10ª Revisão da Classificação.

Por não existir uma relação biunívoca entre a CID-9 e a CID-10, não existe uma tabela de conversão direta entre as classificações. Assim, temos as seguintes condições:

Sexo

Sexo do falecido (masculino, feminino e ignorado).

Faixa Etária

Faixa etária do falecido, nas seguintes categorias:

Faixa Etária OPS

Faixa etária do falecido, no padrão da Organização Pan-Americana de Saúde, nas seguintes categorias:

Faixa Etária (menores de 1 ano)

Faixa etária do falecido, nas seguintes categorias:

Local

Local (município, região metropolitana, microrregião, aglomerado urbano, regional de saúde, macrorregional de saúde, UF ou região) de residência do falecido (se estiver sendo tabulado óbitos por residência) ou de ocorrência do óbito (se estiver sendo tabulado óbitos por ocorrência).

Assistência Médica

Indicativo se houve assistência médica. Esta informação é de validade questionável, devido às possíveis diferentes interpretações do seu significado no preenchimento da própria Declaração de Óbito.

Voltar ao início


Outras formas de obtenção de informações

O Ministério da Saúde coloca à disposição da comunidade diversos meios para obter informações sobre Mortalidade, além da Internet:

Voltar ao início

Formas de contato com a MS/SVS/DASIS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS
Departamento de Análise de Situação de Saúde - DASIS
Coordenação Geral de Informações e Análise Epidemiológica - CGIAE
 
Esplanada dos Ministérios, Bloco G, sala 150
70.058-900 Brasília, DF
 
Por telefone: (61)315-3674,(61)315-3675
 
Por fax: (61)225-5807
 
Por e-mail: simsinasc@saude.gov.br

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informática do SUS
Coordenação Geral de Informações de Saúde
 
Rua México, 128, 8º andar
CEP 20.031-142 - Castelo
Rio de Janeiro - RJ
 
Por fax: (21)3974-7240
 
Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

Pode ser utilizado para contato, também, o MS-BBS (Bulletim Board System) do DATASUS, através do telefone (21)3974-7050, em velocidade de até 56 Kbps, configuração 8-N-1, 24 horas por dia.

Neste BBS, podem ser copiados (download) para o seu micro novas versões dos softwares distribuídos, assim como outros utilitários e arquivos de interesse para a área de saúde.

Voltar ao início